terça-feira, 15 de maio de 2012

Delta Q - CAFÉS.


A responsabilidade social é um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. No caso da Delta tudo começa de uma forma voluntária. Contudo, para que pudessem garantir de forma inequívoca todos os seus procedimentos, tomaram a decisão de passarem ao nível de certificação, através daNorma SA 8000.

A gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos seus proprietários, mas também pelos de outros detentores de interesses, tais como os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

O conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis, interno e externo:

nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, todas as partes interessadas afectadas pela empresa que, por seu turno, podem influenciar os seus resultados. Um dos requisitos desta norma diz que “A empresa deve assegurar que os salários pagos por uma semana padrão de trabalho devem satisfazer a pelo menos os padrões mínimos da indústria e devem ser suficientes para atender às necessidades básicas dos funcionários e proporcionar alguma renda extra”.

Na Delta, e especificamente para a unidade de produção que se encontra em Campo Maior, foi feito um estudo para perceber o custo de vida e garantir que o valor de cada ordenado consegue cobrir as despesas do funcionário. Este estudo tem em conta se o funcionário é casado, o número de filhos, se são ou não dependentes do casal e no final do mês, feitas estas contas, em média, a renda extra de que fala o requisito da norma tem que ser de cerca de 30% sobre o valor do ordenado. Que visão fantástica não é?

nível externo tem em conta as consequências das acções de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente.

Delta tem que garantir que nenhum dos seus fornecedores emprega directa ou indirectamente mão-de-obra infantil e se pensarmos bem neste ponto é algo bastante difícil de garantir e controlar.

Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores, adoptam progressivamente critérios sociais nas suas decisões. Por exemplo, há consumidores que recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões na compra de produtos. Os danos causados ao ambiente pelas actividades económicas pressiona as empresas para a observância de requisitos ambientais e exige às entidades reguladoras a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.

Uma das medidas de cariz ambiental adoptadas pela Delta prende-se com a marca Delta Q, onde existe um esforço enorme para que se recolha o máximo de cápsulas para tratamento e reutilização, reduzindo assim o seu impacto no ambiente.

Esta pode parecer uma visão utópica, mas é realidade e já acontece um pouco por todo o Mundo. Depende também de nós fomentar e a apoiar empresas que têm este tipo de preocupações.

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